Itapeva bate Guapituba nos pênaltis e é tetracampeão da Divisão Especial em Mauá

Por Portal Opinião Pública 27/07/2023 - 09:48 hs
Foto: AFV Produções - Jornal Opinião Pública
Itapeva bate Guapituba nos pênaltis e é tetracampeão da Divisão Especial em Mauá
Vitória nos pênaltis garantiu quarto título do Itapeva no futebol amador de Mauá

O Clube Atlético Itapeva sagrou-se campeão da Divisão Especial do futebol amador de Mauá. Em uma final emocionante diante do Esporte Clube Guapituba, no último domingo (23), no estádio municipal Pedro Benedetti, a equipe Bordô levou a melhor sobre os rivais nos pênaltis, vencendo a decisão por 4x2, após um 0x0 no tempo normal. Essa foi a quarta conquista da agremiação no principal campeonato organizado pela LMF (Liga Mauaense de Futebol).

O clima antes da grande decisão do futebol mauaense era de pura euforia, com as torcidas das duas agremiações dando um show à parte nas arquibancadas, entoando canções para tentar incentivar suas equipes e fazendo uma bonita festa, digna de uma final de campeonato. Aproximadamente sete mil pessoas acompanharam o jogo.

Entretanto, quando a bola rolou para o jogo final da Divisão Especial, o clima festivo ficou mais tenso, como era de se esperar diante da ocasião, e Itapeva e Guapituba fizeram um jogo para lá de equilibrado, como já era previsto diante das campanhas parecidas e da qualidade de ambas as equipes. Apesar da disposição dos jogadores, a partida teve poucas chances claras de gol criadas pelos dois times, que fizeram um duro embate em que a busca por diminuir ao máximo os erros deu o tom.

A partida também não deixou de ter polêmica. No segundo tempo, a equipe do Guapituba chegou a balançar as redes, com uma cabeçada após cobrança de escanteio. O trio de arbitragem, contudo, anulou o tento uma vez que um dos assistentes indicou que a bola teria feito uma curva por fora do campo depois da cobrança do tiro de canto.

Sem movimentações no placar, a decisão foi para os pênaltis. E aí, quem brilhou foi a estrela do Itapeva, que acertou quatro cobranças. Nas três primeiras batidas, Sillas, Rato e Danda não deram chances ao goleiro rival. Coube então, na quarta cobrança, a Jorge Mauá – um dos grandes nomes recentes na história do Grêmio Mauaense – sacramentar o título do C. A. Itapeva, juntando mais uma taça à coleção da equipe Bordô, que havia sido campeã da Divisão Especial em 1995, 2000 e em 2019.

O secretário-adjunto de Esportes de Mauá, Daniel Alcarria, parabenizou os jogadores, comissões técnicas e diretorias das duas equipes pela final e o Itapeva pela conquista do tetracampeonato, pontuando o quão importante são os campeonatos amadores de Mauá para o desenvolvimento do esporte na cidade.

“Os campeonatos de futebol de Mauá são muito importantes não só como política de esporte, mas também como política de lazer, porque as competições organizadas na cidade levam pessoas aos campos nos finais de semana, onde há a convivência entre os torcedores. Temos também um importante estímulo ao comércio local, porque o futebol movimenta a economia do bairro e a cadeia produtiva atrelada, como a produção dos materiais esportivos, desenvolvendo outros aspectos. E além disso, não é apenas o campeonato da Divisão Especial. Temos quatro divisões nos campeonatos locais, além dos torneios de base, todos com apoio do Poder Público, através da Lirafut. Os campeonatos são importantes demais para o desenvolvimento da modalidade na cidade”. 

Campanha impecável até o título 

Tetracampeão da Divisão Especial do futebol mauaense, o C. A. Itapeva fez uma campanha muito sólida até o título. Durante a primeira fase do torneio, a equipe Bordô acumulou quatro vitórias, diante do Mocidade F. C. (3x1), do IDR (2x0), do Cruz de Malta (3x0) e do C. São José por (3x0); dois empates, contra o F. C. Barcelona (1x1) e o Astrovilla (0x0); e uma única derrota, para o Piauí E. C. (2x1).

Já no mata-mata, o C. A. Itapeva eliminou o S. E. Jardim Oratório e o E. C. Jardim Camila após empates por 1x1, e o Bom Recanto F. C. na semifinal com uma vitória pelo placar mínimo (1x0), antes de se consagrar nos pênaltis diante do E. C. Guapituba.

Ao todo, a equipe marcou 16 gols e sofreu apenas seis durante todo o campeonato e teve Jorge Mauá como seu principal artilheiro, com cinco gols anotados.